skip to Main Content

Onco Ensino traz recomendações de conteúdos sobre o COVID-19

Em todo mundo estamos vivendo um momento delicado, de muito cuidado e atenção.

O COVID-19, novo coronavirus trouxe mudanças significativas na rotina de toda a população e um alerta em relação a higiene e o contato social.

Junto a isso, por se tornar o assunto do momento, há uma explosão de informações constantemente compartilhadas, mas que nem sempre são verídicas ou bem embasadas.

Ao mesmo tempo, é fundamental que neste momento os profissionais da saúde estejam bem atentos e atualizados sobre os detalhes e notícias que saem a todo momento. 

Assim, para facilitar o acesso a conteúdos de qualidade e seguros, produzidos por especialistas e instituições de referência, reunimos alguns materiais que podem ser essenciais. 

Cursos Online Gratuitos

Plataforma OpenWHO – OMS

A plataforma interativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), oferece cursos online que tem o intuito de aprimorar a reposta a emergências de saúde.

Para dar início aos estudos, é necessário apenas clicar em “log-in” e criar uma conta, como indicado na seta da imagem abaixo. Logo após, basta preencher os dados cadastrais, confirmar o acesso no e-mail cadastrado e pronto, já pode começar a acessar os treinamentos. 

Para facilitar na procura de conteúdos, filtramos alguns cursos em português relacionados ao tema. 

Aproveite para explorar a plataforma para encontrar mais cursos de seu interesse. 

Plataforma de Ensino Albert Einstein

O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein também disponibiliza cursos online e gratuitos com temas associados ao COVID-19. 

Na plataforma é possível encontrar conteúdos sobre “Manejo dos Casos”, “Ventilação Mecânica”, “Prevenção de Infecção”, entre outros.

Para acessar é muito fácil, basta entrar no site, clicar no curso de interesse e selecionar a opção “realizar o curso”. 

Repositório de Conteúdo

Com uma grande quantidade de conteúdos sendo produzidos sobre o assunto, é importante ter uma base confiável onde estão reunidos estes dados.

A Telessaúde tem em sua plataforma os objetivos de melhorar a saúde da população e qualificar o trabalho das equipes de Atenção Básica por meio da tecnologia e da informação.

Nela, é possível encontrar repositórios de conteúdos com materiais atualizados em tempo real sobre o COVID-19.

Nos links abaixo é possível conferir duas indicações dos maiores centros de Telessaúde do Brasil. 

Telessaúde Rio Grande do Sul – UFRGS

Telessaúde São Paulo – UNIFESP

O cirurgião oncológico Dr. Gustavo Laporte, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, também reuniu diversos conteúdos de grande relevância para acesso aos profissionais da saúde. 

Repositório do Dr. Gustavo Laporte

 

Meditação – Mindfulness

Por fim, como os profissionais da saúde estão na linha de frente deste momento de muita tensão, sabemos como é essencial encontrar formas de acalmar a mente. 

Para ajudá-los, trazemos junto a nossa parceira de projeto Fernanda Prando, algumas meditações guiadas para auxiliar no alívio da carga emocional. São áudios curtos e simples, que tem o objetivo confortá-los e trazer o equilíbrio interno necessário para realizar as atividades diárias. 

Acesse: Momentos de autocuidado

Os profissionais da saúde são peça fundamental no combate a essa pandemia. E como plataforma de educação, é nosso papel compartilhar informações de qualidade e procurar auxiliar ao máximo no bem estar dos profissionais em meio a esta crise.

Conte conosco para juntos promovermos o melhor da saúde para todos.

Back To Top