skip to Main Content

Live aborda sobre o papel do farmacêutico no Transplante de Medula Óssea

No dia 1 de junho de 2021 foi realizada a primeira Live no Instagram do projeto Onco Ensino.

O evento contou com o Farmacêutico Bioquímico, Adriando Jarmelo e a Farmacêutica em Onco Hematologia e TMO, Mariana Esteves e tratou sobre o papel do farmacêutico nos cuidados ao paciente no Transplante de Medula Óssea.

O bate-papo que inaugurou as lives do Instagram do projeto trouxe esclarecimentos sobre a origem e conceito da modalidade, além de conhecimentos sobre o papel do profissional no tratamento.

 

Principias tópicos

O Transplante de Medula Óssea, também conhecido como TMO é uma modalidade de tratamento de doenças onco-hematologicas, que foi desenvolvido nos anos 70 e desde então vem se aprimorando e sendo constantemente estudado.

Ele vem com a finalidade de substituir a medula do paciente por uma medula nova, tirando as células doentes para que o paciente possa produzir células novas e a doença não se desenvolva mais.

Por ser uma tratamento de alta complexidade é necessário o acompanhamento de uma equipe multiprofissional, sendo o farmacêutico uma peça fundamental no procedimento.

Por isso, a live trouxe esclarecimentos sobre a participação desde profissional no tratamento do paciente desde sua avaliação de pré-transplante, no momento de encontrar o doador ideal , na sua longa caminhada pelo tratamento até o momento da alta. Fazendo com que o farmacêutico se insira em todas as fases do Transplante de Medula Óssea.

O encontro também abordou sobre as particularidades do tratamento adulto e pediátrica, além da interação do profissional diretamente com o paciente e com equipe multiprofissional durante o procedimento.

Para conferir o bate-papo na integra, basta acessar a página no Instagram do Onco Ensino aqui.

Aproveite para seguir o projeto na rede social.

Back To Top