skip to Main Content

Onco Ensino apresenta campanha especial de Setembro Dourado

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que no período de 2020 e 2022 surgirão 8.460 novos casos de câncer em crianças abaixo de 19 anos.

Os sintomas do câncer infantojuvenil se assemelham a outras doenças comuns da infância, como palidez, hematomas ou sangramentos pelo corpo, perda de peso sem causa aparente, febre e sudorese noturna, que podem levar o profissional da saúde a não suspeitar da doença durante na primeira consulta.

Além disso, diferentemente do câncer em adultos os fatores de risco que se ligam ao estilo de vida, não influenciam a criança a desenvolver a patologia, tornando fundamental que os pais e responsáveis levem a criança a consultas regulares ao pediatra.

As leucemias, tumores no sistema nervoso central e linfomas são os tipos de câncer mais comuns em crianças e hoje por volta de 80% das crianças acometidas pela doença podem ser curadas com diagnóstico precoce e tratamento eficaz.

 

Setembro Dourado

Para conscientizar profissionais da saúde, a sociedade, pais e educadores sobre a importância de se atentar sobre os sintomas do câncer infantojuvenil foi criado o Setembro Dourado.

A campanha mundial com palestras e ações educativas para os profissionais da área, visando alertar sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas da doença.

O aparecimento de um ou mais sintomas, não necessariamente significa um diagnóstico de câncer, mas é fundamental que a patologia seja parte das hipóteses diagnósticas do pediatra, permitindo se necessário o encaminhamento do paciente para centros oncológicos pediátricos de referência e uma maior chance de cura.

Por isso, aproveitando este importante período de conscientização, a plataforma Onco Ensino está realizando uma turma especial de Setembro Dourado, com conteúdos focados na oncologia pediátrica, visando levar mais informação e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer infantojuvenil.

Confira mais sobre a campanha aqui.

 

Dr. Cláudio Galvão em gravação do curso Terapias em Oncologia Pediátrica na sede da ABRALE
Back To Top