skip to Main Content

Plataforma Onco Ensino lança três novos conteúdos para primeira turma de 2021

Buscando ampliar os temas e opções de aprimoramento  apresentados aos profissionais da saúde, o projeto Onco Ensino inicia o ano de 2021 com três grandes novidades.

Terapias da Oncologia Pediátrica

Complementando a série de conteúdos com foco na oncopediatria, o projeto Onco Ensino traz um lançamento em parceria com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), o curso Terapias da Oncologia Pediátrica.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 8 mil novos casos da doença são registrados em crianças e adolescentes todos os anos no Brasil.
Muitos dos sintomas da patologia são semelhantes aos de doenças comuns, e podem passar despercebidos se não receberem a atenção e assistência adequadas.
Por isso, com exemplos de casos clínicos, conceitos e dados gerais de tratamento, o curso Terapias da Oncologia Pediátrica tem o objetivo de tornar o aluno apto a reconhecer os principais sintomas do câncer infanto-juvenil e ter conhecimento sobre a apresentação clínica de cada um deles.

Dr. Cláudio Galvão

Coordenando o novo treinamento, o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica Dr. Cláudio Galvão é médico com formação e atuação em Hematologia e Hemoterapia, Transplante de Medula Óssea e Oncologia Pediátrica. Mestre em Transplante de Medula Óssea pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente o médico trabalha na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

 

 

Talassemias: Do diagnóstico ao tratamento ideal

Conhecida como anemia do mediterrâneo, a Talassemia é um tipo de anemia hereditária, transmitida de pais para filhos, que faz parte de um grupo de doenças do sangue chamadas Hemoglobinopatias.
De acordo a Associação Brasileira de Talassemias (ABRASTA) estima-se que existam no Brasil cerca de 1000 pessoas com as formas mais graves da doença.
Pensando nisso, para preparar médicos e uma equipe multidisciplinar para o diagnóstico e tratamento desta doença, a plataforma Onco Ensino está lançando o curso Talassemias.
Por meio de estudos de caso, apresentação de conceitos passo a passo de procedimentos, entre outros recursos didáticos, o treinamento tem o objetivo de tornar médicos e a equipes multidisciplinares aptas a pensar no diagnóstico da talassemia, entender a importância da adesão à terapia transfusional e quelante de ferro, reconhecer as possíveis complicações nos diversos sistemas orgânicos entre outras características da patologia.

Dra. Sandra Regina Loggetto

Coordenando o curso, a médica Dra. Sandra Loggetto é graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e possui mestrado em Pediatria e Ciências   Aplicadas à Pediatria, área de Hematologia Pediátrica, pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo. A médica também foi membro do Comitê de Assessoramento Técnico às Talassemias da Coordenação-Geral de Sangue do Ministério da Saúde.

 

Tumores Sólidos em Adultos

E com objetivo de compartilhar informações que possam ampliar o conhecimento de profissionais ligados à Oncologia, a plataforma também apresenta o curso de Tumores Sólidos em Adultos.
O diagnóstico precoce de cânceres sólidos favorece o tratamento adequado da doença evitando possível metástase e aumentando as chances de cura do paciente.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer pelo menos um terço dos casos de câncer que ocorrem pelo mundo poderiam ser prevenidos.
Com conteúdos direcionados a médicos que atuam na atenção oncológica , o curso possui um linguagem sucinta e objetiva que traz explicações breves sobre estadiamento, mecanismo de ação de drogas e procedimentos.
Com o treinamento, o profissional estará apto a oferecer melhor assistência ao paciente oncológico baseado nas evidências mais atuais.

Dr. Davi Liu

Coordenando o curso, o Dr. Davi Liu é formado pela Escola Paulista de Medicina na Universidade Federal de São Paulo, possui residência em Clínica Médica pela UNIFESP e está em especialização em Cancerologia Clínica na mesma instituição.

 

 

 

Confira também os conteúdos focados na Oncologia Pediátrica lançados recentemente Cuidados Paliativos em Oncologia Pediátrica e Treinamentos em Oncologia Pediátrica

Back To Top